Avançar para o conteúdo
Início » Artigo » Curso gratuito de Business Intelligence | FIAP

Curso gratuito de Business Intelligence | FIAP

Curso gratis de Business Intelligence FIAP

A alma do Business Intelligence (BI) é saber utilizar os dados para as tomadas de decisão.

Fazer as escolhas corretas é o que permite grandes empresas terem sucesso.

Desenvolver o BI é saber fazer a coleta dos dados, transformá-los para que atendem à modelagem específica para enfim fazer a análise que auxiliará as lideranças na tomada de decisão.

Decisão com base em dados = certeza de sucesso no caminho seguro.

Estas ações é que fazem hoje a inteligência das empresas, que podem, através dos dados, determinar os indicadores de sucesso do seu negócio (KPI).

As etapas da modelagem para Business Intelligence

engrenagem

O profissional que deseja trabalhar com BI precisa conhecer as etapas da modelagem dos dados para BI: o ETL.

  • Extract(Extração)
  • Transform(Transformação)
  • Loader(Carga)

Extração é a coleta de dados, que hoje pode ser de diversas fontes, diversos tamanhos e demandando velocidades de coleta e tempo de reação cada vez maiores.

Você pode entender um pouco mais sobre isto aqui!

Transformação é a etapa em que modelamos os dados para estarem na estrutura de um DataWarehouse(ou DataMart).

Neste, temos uma estrutura de dados em formato analítico, o que permite consultas rápidas e resultados cada vez mais velozes.

Loader/Carga é o processo de armazenamento dos dados no DataWarehouse (DW).

O que fazer depois da modelagem?

Uma vez que os dados estão armazenados no DW é necessário apresentá-los a quem vá utilizar de forma a gerar valor.

A apresentação dos dados pode ser em um portal web ou um sistema dedicado a apresentação de resultados, aonde encontra-se um dashboard com gráficos/relógios/números agrupados e outros…

Outra forma de apresentar os resultados do Business Intelligence é com um relatório, que pode ser disponibilizado via e-mail e/ou via sistema.

Uma entrega dinâmica pode ser feita com a notificação ativa dos resultados, com um indicador já configurado, disparando um alarme quando estiver acima ou abaixo do índice desejado.

Esta apresentação coloca inteligência e agilidade no processo de tomada de decisão, sem depender da análise e ação humana somente por um período, mas sim 24h.

Uma leitura e interpretação dos dados para tomar a decisão o mais breve possível emprega dinamismo nos processos de entrega do BI.

Com o BI é possível fazer uso de estruturas analíticas chamadas de cubos. Estes permitem fazer análises mais profundas, com slices nos dados possibilitando uma nova forma de visualizar os dados.

Para estas entregas é necessário um profissional específico de BI que tenha conhecimentos nas ferramentas, conhecimentos de negócios e conhecimentos estatísticos/analíticos.

Quero mais…

Ficou interessado em saber mais sobre os conceitos de Business Intelligence?

A FIAP disponibilizou um curso totalmente gratuito, online e com certificado aqui.

No curso é possível conhecer os principais assuntos de BI, o que é tendência nesta área, exemplos de uso, informações e ferramentas para auxiliar na construção da melhor estratégia, entre outros…

O BI tem crescido muito com o apoio e evolução do BigData e da cultura DataDriven.

Aproveite a oportunidade para dar os seus primeiros passos para conhecer esta área que eu gosto muito e ter um certificado de BI.

Dica Pessoal

O curso não aprofunda e não detalha as ferramentas de BI, mas apresenta o fundamental sobre o que é BI, os principais conceitos, as estruturas básicas, como iniciar a construção e quais os conhecimentos que podem ser utilizados para uma boa tomada de decisão.

Aconselho anotar todos estes itens, siglas e acrônimos que vão ser apresentados para aprofundar em cada um, conforme a sua necessidade e crescimento na área.

Procure foco no aprendizado do conceito e depois em como aplicar em qualquer ferramenta que for utilizar.

Obrigado pela leitura!

Esta é uma pequena contribuição dos meus conhecimentos. Espero ter ajudado, afinal, é sempre bom dar uma ajudinha

 
Compartilhe: